Imprimir

Jovens talentos criam aplicativos para controle da água e outras inovações verdes

Ligado . Publicado em Sustentabilidade . Acessos: 1588

Os projetos foram reconhecidos pelo Programa Bechmarking Brasil e serão apresentados ao público em evento no dia 2 de julho em São Paulo

Que muitas empresas adotam processos verdes você já deve saber. Mas, que elas compartilham o modos operandi com a sociedade em evento anual e até mesmo livro gratuito é novidade, certo? E que jovens desenvolveram aplicativos para controle de consumo da água potável, você sabia? Esses e outros projetos de sustentabilidade serão apresentados durante o 13º Bench Day, dia 2 de julho entre 9h e 18h30, em São Paulo. O encontro anual faz parte do Programa Benchmarking Brasil que, desde 2003, vem unindo pessoas de todas idades e diferentes setores na discussão pela sustentabilidade no País. O objetivo é divulgar Exemplos que educam e Práticas que transformam. Ao todo, o Programa já reconheceu 339 casos de boas práticas de sustentabilidade, 36 projetos de inovações verdes, além das obras artísticas e homenagens.

A grande novidade deste ano é a inclusão de novos segmentos do público jovem nesse grande movimento de valorização das boas práticas sustentáveis junto a sociedade. O Hackathon Mais da Sustentabilidade incentiva e reconhece o talento de jovens designers e programadores que com seus aplicativos ajudam a construir uma nova consciência e cultura em relação aos desafios socioambientais de nossa época. Em parceria com cursos de TI (Tecnologia da Informação) das universidades Anhembi Morumbi e Uninove, a primeira edição do Hackathon MAIS selecionou cinco projetos de alunos que desenvolveram aplicativos de controle hídrico, dando suporte ao uso racional da água.

Este ano, foram selecionados 45 bons exemplos de empresas, jovens, além de artistas plásticos e artesãos, e personalidades engajadas que foram reconhecidos por suas práticas de sustentabilidade. Entre eles estão 11 iniciativas de Recursos Hídricos (25% do total). Ao final do dia, será apresentada a classificação (ranking) de todos estes bons exemplos que serão certificados como “Benchmarking em sustentabilidade” este ano. Também teremos o lançamento o terceiro volume do livro BenchMais com a presença de nomes consagrados da sustentabilidade como José Goldemberg, Mário Mantovani, Denner Giovanini, entre outros.

Mais jovens talentos nessa seara

Criado em 2012, o Benchmarking Junior já reconheceu e compartilhou mais de 36 projetos inovações verdes de jovens talentos brasileiros. Em parceria com as escolas técnicas profissionalizantes ETEC, SENAI e IFSP, o programa apresenta o Ranking dos melhores projetos de sustentabilidade de alunos do nível médio de cursos técnicos. Este ano, durante o Bench Day serão conhecidos os cinco projetos selecionados que vão desde antibiótico natural de grama passando por flocantes no tratamento de água até um sistema elétrico para cadeira de rodas.

Sobre o Programa Benchmarking Brasil

Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT, e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha.

Anote em sua agenda:

Bench Day, um dia pelo avanço da sustentabilidade no Brasil

Data: 2 de julho (quinta-feira)

Horário: das 9h às 18h30 (solenidade de certificação entre 19h e 21h30)

Local: Auditório do TRF 3ª região

Endereço: Av. Paulista, 1842 – 25º andara – Torre Sul

Importante: é necessário credenciamento para acompanhar o evento

Instituto Mais

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd