Imprimir

Tênis velhos e roupas usadas dão desconto nas lojas de gigante do material esportivo

Ligado . Publicado em Sustentabilidade . Acessos: 1304

adidas-ecod.jpgAté o final do mês de junho, as 41 lojas-conceito da marca em todo o país aceitarão os mais diversos tipos de peças Foto: Adidas/DivulgaçãoAs roupas e tênis que não estão sendo utilizados pelos consumidores rendem desconto de 15%, durante este mês de junho, em novos produtos nas lojas da Adidas.

A iniciativa integra o programa Pegada Sustentável 2.0, que busca promover o descarte correto de roupas e calçados esportivos.

As 41 lojas-conceito da marca em todo o país aceitarão os mais diversos tipos de peças: de tênis esportivos e camisetas, passando por calças, shorts à blusas de qualquer marca ou estilo.

A depender do estado em que se encontra, o produto terá um de três destinos possíveis

O desconto nas novas compras para quem levar a roupa velha foi a forma que a empresa encontrou de estimular a participação do consumidor na logística reversa, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Sancionada em 2010, a norma responsabiliza fabricantes pela coleta e descarte ambientalmente correto dos produtos que produzem.

Para onde vão?

Os produtos descartados nas lojas Adidas pelos consumidores serão transportados pela própria empresa até o seu centro de distribuição, a fim de aproveitar a operação de logística já existente da marca, sem gerar novas emissões no deslocamento.

Em seguida, os produtos seguem para uma entidade parceira da multinacional (a a I:CO), especializada em gestão de ciclo de vida de calçados e roupas, onde será feito o processo de triagem.

A depender do estado em que se encontra, o produto terá um de três destinos possíveis: reciclagem, onde a matéria prima é aproveitada para fazer outra peça; reuso, que passa por higienização e retorno ao mercado de roupa usada; ou geração de energia, processo que o descaracteriza e depois transforma em combustível, que serve para alimentar fornos de cimento.


Fonte: EcoD.

 

ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!