Imprimir

Construção em contêiner: Vantagens e Desvantagens

Ligado . Publicado em Sustentabilidade . Acessos: 1907

As construções em contêiner estão crescendo e ganhando popularidade no mundo todo. Além do aspecto moderno, surgem como uma alternativa mais sustentável.

 

O que é um contêiner?

O contêiner (também container ou contentor) é uma caixa, feita em aço, alumínio ou fibra, muito bem estruturada para resistir ao uso constante de transporte de mercadorias de diversos tipos. É resistente a chuva, incêndio e outras intempéries.

A vida útil do contêiner para o mercado náutico é de aproximadamente 8 anos tendo uma vida real de 100 anos, o que geraria uma média de 92 anos de “inutilidade forçada”.

Dois tipos de contêineres podem ser usados para construção: O contêiner marítimo comum, feito de aço corten, muito resiste à corrosão mas com deficiente isolamento térmico e acústico. O outro tipo é o container reefer, usado para transportar carga congelada, mais caro mas com melhor isolamento.

Há um número enorme de contêineres vazios ao redor do mundo, apenas ocupando espaço nos portos. Uma das razões para isso é que é muito caro para reenviar os recipientes vazios de volta para sua origem, na maioria dos casos, é mais barato comprar novos contêineres da Ásia. O resultado é um excedente de contêineres sem função que podem se transformar em uma casa, escritório,escola, estúdio, abrigos de emergência e etc.

10478-2

A Construção em contêiner é considerada mais sustentável por ser uma obra mais limpa e rápida e pelo próprio reuso do material, mas esse tipo construtivo requer cuidados de isolamento térmico e acústico, confira as vantagens e desvantagens:

Vantagens da Construção em Contêiner:

Obra mais limpa com redução de entulho e de outros materiais;

Rapidez na execução, leva geralmente entre 60 a 90 dias para ficar pronta.

Economia de recursos naturais, menor uso de areia, tijolo, cimento, água, ferro etc

Reutilização do material.

Flexibilidade: Além da construção poder ser desmontada e montada em outro terreno, suas características modular e geométrica permite diversas configurações e facilita a construção e/ ou montagem.

Baixo custo – Bem administrada a construção pode ser 30% mais barato do que a tradicional.

Durabilidade; o contêiner tem vida útil longa; pois é projetado para resistir às diversas intempéries e suportar grandes cargas.

– Na maioria das vezes, não requer serviços de fundação e terraplenagem.

– Mantém boa permeabilidade do terreno.

 

Desvantagens e Cuidados na Construção em Contêiner:

– O terreno precisa ter espaço para as manobras dos guindastes no transporte e armazenamento dos contêineres.

– Requer mão-de-obra especializada, principalmente nos cortes das esquadrias.

– Requer cuidados especiais de isolamento térmico e acústico. O contentor é feito de aço que é um ótimo condutor de calor e péssimo isolante acústico.

– Como se trata de um tipo novo de construção, carece de legislação adequada e dificuldade de obtenção de financiamento.

– Dependendo do que o contêiner transportava no passado, pode haver vestígios contaminantes.

– Os solventes liberados da pintura e selantes utilizados na fabricação do contêiner podem ser prejudiciais à saúde.

– Pode haver a ferrugem, é preciso tratamento adequado antes da aplicação na construção.

 

Veja alguns exemplos de construções em contêineres : Construção em contêiner para moradia de estudantes, Container City , Casa Manifesto – Contêineres + Materiais reciclados, Projeto Cidade do Container no Rio de Janeiro e a Casa Contêiner em Curitiba.

 

Créditos das imagens no Pinterest.

Fonte: SustentArqui.

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd