Imprimir

Plataforma Online reúne informações sobre nova tecnologia de energia solar

Ligado . Publicado em Serviços . Acessos: 3649

10579Energia Heliotérmica é a geração indireta de eletricidade a partir dos raios solares - indireta porque, antes de virar energia elétrica, o calor do Sol é captado e armazenado para, depois, ser transformado em eletricidade. Com o objetivo de compilar e disseminar informações sobre essa tecnologia no Brasil, a Plataforma Online de Heliotermia [energiaheliotermica.gov.br] entrou no ar no dia 12 de maio de 2015.

O site é fruto do Projeto Energia Heliotérmica, uma parceria entre a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tendo como órgão executor o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Para o diretor da área de energias renováveis e eficiência energética da GIZ no Brasil, Torsten Schwab, a Plataforma “tem o propósito de fornecer um conhecimento básico de alta qualidade sobre heliotermia e, ao mesmo tempo, criar uma rede de pessoas que saberão reconhecer oportunidades, avaliar propostas e implementar projetos concretos.”

Além de ser considerada uma tecnologia renovável de baixo impacto ambiental, a heliotermia pode oferecer energia sempre que for necessário.

Com a possibilidade de armazenar energia térmica, a produção acontece mesmo em dias nublados ou durante a noite. “O Brasil, como um país tropical, tem grande potencial para aproveitamento da energia do Sol”, afirma o Coordenador-Geral de Tecnologias Setoriais da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCTI, Eduardo Soriano. “A grande vantagem da Energia Solar Heliotérmica é que podemos produzir tanto calor para processos industriais quanto energia elétrica. Principalmente em um momento em que é imprescindível a diversificação da matriz energética brasileira visando à redução da dependência dos ciclos hídricos”, completou.

A Plataforma Online de Heliotermia é dividida em duas seções principais: a área aberta e a área exclusiva para usuários cadastrados. Na primeira, acessível a todos os visitantes, serão disponibilizadas páginas informativas e notícias sobre heliotermia. Já a área exclusiva, que pode ser acessada após um cadastro, dispõe de artigos científicos e informações especializadas para quem estuda ou trabalha com o tema. Nessa segunda parte, os usuários encontram Guias de Mercado e de Pesquisa, nos quais empresas, órgãos públicos e instituições de financiamento, pesquisa e desenvolvimento podem se registrar para compor um panorama das organizações relacionadas à heliotermia. Há ainda a seção Empregos e Editais, com as oportunidades profissionais da área -- tanto para contratação de indivíduos quanto de empresas. Além disso, também serão divulgados cursos e editais de pesquisa para universidades brasileiras ou participantes do Programa Ciência sem Fronteiras.

Caso necessite de mais informações, fotos, ou tenha interesse em conversar diretamente com um dos coordenadores do projeto, entre em contato com Francisco Rocha, no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Foto anexa: Usina Heliotérmica Gemasolar, Espanha - Crédito: Plataforma Online de Heliotermia (See attached file: UsinaHLT-Gemasolar.JPG)

Sobre o Projeto Energia Heliotérmica

O Projeto Energia Heliotérmica é fruto da cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Neste projeto de cooperação, o MCTI e a GIZ estabelecem os pré-requisitos para a aplicação e disseminação da Geração Heliotérmica no Brasil. A divulgação de conhecimento sobre a tecnologia heliotérmica reflete uma das atividades principais do projeto. Por isso, foi estabelecida a cooperação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), parceiro executor da Plataforma, para disponibilizar de forma orquestrada as informações atualizadas sobre a tecnologia heliotérmica e sua aplicação no Brasil.


Francisco Rocha
Plataforma Online de Heliotermia / IBICT

ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!