Imprimir

Julho foi o mês mais quente da história

Ligado . Publicado em Mudanças Climáticas . Acessos: 3701

10713

Agência do governo americano aponta recorde de calor também para os primeiros sete meses do ano e espera marca histórica para 2015 como um todo. "O mundo está aquecendo", alerta estudo.

Um novo recorde de calor foi estabelecido no mundo. Medições apontam julho como o mês mais quente da história e que os sete primeiros meses deste ano foram os mais calorosos desde o início das medições, em 1880, informou a agência climática do governo americano nesta quinta-feira (20/08).

"O mundo está aquecendo. Ele continua aquecendo. Isso está sendo mostrado continuamente em nossos dados", disse o físico Jake Crouch, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica americana (NOAA). "Agora que estamos bastante certos de que 2015 será o ano mais quente já registrado, é hora de começar a olhar para quais serão os impactos. O que isso significa para as pessoas?", questionou o cientista.

A temperatura média de julho em superfícies terrestres e marítimas em todo o mundo foi de 16,61 graus Celsius – o que configura o mês mais quente da história. O recorde anterior foi medido em 1998.

Nas análises desde o início do ano, cientistas descobriram que as temperaturas médias terrestres e oceânicas estavam 0,85 grau Celsius acima da média do século 20. "Esta foi a maior média registrada de janeiro até julho, superando o recorde anterior estabelecido em 2010 por 0,09 grau Celsius", afirmou o relatório.

Grandes partes da Terra enfrentaram mais calor do que a média, incluindo a África, que vivenciou o seu segundo mês de julho mais quente já registrado. "Um calor recorde também foi observado em grande parte do norte da América do Sul, em partes da Europa e Ásia Central, e no extremo oeste dos Estados Unidos", conclui a NOAA.

Em contrapartida, partes do leste da Escandinávia e Rússia ocidental, áreas do sul e leste asiático, além de regiões na América Central e no norte da América do Norte registraram temperaturas mais frias do que a média global.

Fonte: DW - PV/afp/rtr

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!