Imprimir

Estudo aponta que mudança climática ameaça grandes projetos na China

Ligado . Publicado em Mudanças Climáticas . Acessos: 1415

Represa das Três Gargantas (Foto: China Out/AFP)

Especialista associa eventos climáticos extremos a aquecimento global.
Ele pede que assunto seja tratado como tema de 'segurança nacional'.

A mudança climática ameaça grandes projetos na China, como a represa das Três Gargantas e a maior transposição do mundo, com a qual Pequim trata de levar água desde o úmido sul até o seco norte.

Assim explicou Zheng Guoguang, diretor da Administração chinesa de Meteorologia, com base em um estudo oficial publicado recentemente, informou nesta terça-feira (5) a agência oficial "Xinhua".

Segundo o especialista, a temperatura média da superfície da China subiu 1,38 grau nos últimos 60 anos, ou 0,23 grau a cada década, quase o dobro do "nível global".

Na opinião de Zheng, o aumento das condições meteorológicas extremas nos últimos anos, como tufões, inundações, fortes chuvas, secas e ondas de calor e de frio está "conectado" diretamente com a mudança climática.

Esta situação afeta cada vez mais a segurança e estabilidade de importantes projetos como o trem entre a província ocidental chinesa de Qinghai e a região do Tibete, a represa das Três Gargantas e a transposição do sul para o norte que a China tenta concluir, após ter aberto um primeiro trecho.

Os riscos climáticos que o país enfrenta afetarão a eficiência das operações destes projetos, seu lucro econômico, seus padrões técnicos e sua construção, disse Zheng, sem dar mais detalhes.

'Segurança Nacional'

Por isso, pede-se que a China administre a mudança climática como "um assunto de segurança nacional" para impulsionar o desenvolvimento sustentável no país, fortemente poluído por sua rápida expansão em um breve período de tempo.

De fato, a mudança climática, na sua opinião, já está dificultando a luta do Executivo contra a poluição do ar que sofrem várias cidades do país.

"A China enfrenta uma dura batalha contra a mudança climática e para impulsionar a conservação da energia e a redução de emissões", manifestou.


Fonte: G1 Natureza, publicado orinalmente pela  France Press.

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!