mauricio Maurício Andrés Ribeiro - Autor de Ecologizar, de Tesouros da Índia e de Meio Ambiente & Evolução Humana. WWW.ecologizar.com.br / ecologizar@gmail.com
Imprimir

Ecologizar, uma abordagem holística

Ligado . Publicado em Maurício Andrés Ribeiro . Acessos: 2840

10717

Por Maurício Andrés Ribeiro

Ecologizar foi o tema de palestra em um retiro sobre A Arte de viver a vida, na sede da Unipaz, na Granja do Ipê em Brasília.

 

Na apresentação, realcei a importância da ecologia cósmica. Uma viagem no espaço, do macro ao microcosmos, https://www.youtube.com/watch?v=7S3cgUG4PNQ ajudou a visualizar nossa unidade com o cosmos, confirmando aquilo que Pierre Weil chamava a fantasia da separatividade. Choques de asteroides e a atração da lua sobre as marés são algumas das influências do cosmos sobre a Terra. O vídeo do astrônomo Carl Sagan, Pálido Ponto Azul, https://www.youtube.com/watch?v=4_tiv9v964k insere a questão ecológica na escala do cosmos.

Mostrei uma viagem no tempo ao apresentar a jornada da humanidade (Instituto Bradshaw): a história natural da Terra, as várias eras geológicas, as mudanças climáticas e eras glaciais que a humanidade enfrentou, até chegarmos ao atual período antropoceno no qual os 7 bilhões de pessoas no planeta são uma força que interfere com o rumo da evolução e tensionam a capacidade de suporte do planeta.

10717-2

Citei Gandhi “Existem recursos suficientes neste planeta para atender às necessidades de todos, mas não o bastante para satisfazer o desejo de posse de cada um. ” E também citei James Lovelock: “É tarde demais para o desenvolvimento sustentável; precisamos é de uma retirada sustentável.

Apliquei um exercício prático de calcular a pegada ecológica individual, o indicador de sustentabilidade que estima a área necessária para sustentar nosso estilo de vida. Por meio de um questionário simples, cada um pode verificar quais os itens de seu estilo de vida – alojamento, transporte, alimentação, consumo, produção de resíduos - mais contribuem para tornar pesada a sua pegada ecológica. Havendo motivação e consciência, cada um pode contribuir para a saúde ambiental, modificando hábitos de vida no sentido da simplicidade voluntária e da busca do conforto essencial. Na internet há vários sites com exercícios como esses, a exemplo de www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/sua_pegada/
Mostrei as pegadas ecológicas de habitantes de vários países e realcei o fato de que a pegada ecológica indiana é leve não apenas devido às privações da pobreza, mas também devido a hábitos ecologicamente amigáveis, tais como a cultura alimentar vegetariana, as cozinhas coletivas em famílias estendidas e em ashrams, a distribuição da população de forma descentralizada em milhares de aldeias. Recorri a Fritjof Capra para mostrar os ciclos de ascensão, apogeu e queda de civilizações. Realcei a resiliência indiana, que sobreviveu a muitas invasões e colonizações e delas absorveu influencias, incorporadas em sua cosmovisão e em suas práticas cotidianas.

10717-3

Tratei da ecologia integral – ecologia ambiental, ecologia social e ecologia do ser - pioneiramente estudada por Pierre Dansereau, desenvolvida por Pierre Weil nos seus estudos sobre a arte de viver em paz, especialmente quanto à ecologia pessoal e aos aspectos psicológicos, espirituais e subjetivos. A ecologia integral foi adotada como conceito norteador pelo Papa Francisco em sua Encíclica de 2015. As ciências ecológicas, que se iniciaram no campo da biologia, se desdobram atualmente em dezenas de campos de estudos, da ecologia energética à ecologia política, da ecologia transpessoal à ecologia das paisagens, da ecologia industrial à ecologia humana, cada um deles com seu próprio corpo de conhecimentos e conceitos.

10717-4

Finalizando, abordei o que é o verbo Ecologizar. Verbo é ação e Ecologizar é aplicar os conhecimentos das ciências ecológicas e a sabedoria da consciência ecológica a todos os campos da vida humana. Os principais princípios, métodos e instrumentos para se Ecologizar foram descritos na trilogia que leva esse título. Ver www.ecologizar.com.br

10714-5

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd