mauricio Maurício Andrés Ribeiro - Autor de Ecologizar, de Tesouros da Índia e de Meio Ambiente & Evolução Humana. WWW.ecologizar.com.br / ecologizar@gmail.com
Imprimir

Hidroconsciência em Uberaba

Ligado . Publicado em Maurício Andrés Ribeiro . Acessos: 2167

10699-1
Empreendimentos privados, como hotéis, equipados com torneiras e vasos que economizam água, divulgam informações aos hóspedes sobre como podem colaborar com a economia de água por meio de ações simples. Em shopping center, esculturas hídricas embelezam o ambiente, umedecem o ar e contribuem para o conforto ambiental.

Por Maurício Andrés Ribeiro*

Uberaba: águas claras, límpidas e brilhantes (tupi-guarani)

Em maio de 2015 a Secretaria de Meio Ambiente de Uberaba promoveu uma conferência do clima e da água. Palestras, mesas redondas, posse de jovens em conselho de meio ambiente infanto-juvenil foram algumas das atividades realizadas. Entre os temas tratados na conferência ressaltam os dos recursos hídricos em tempos de crise, variabilidade climática, gestão das águas na indústria, recuperação hídrica do solo, a água na arquitetura e no urbanismo, águas do cerrado, o programa produtor de água, que estende ao produtor rural o papel de conservar o solo e de proteger nascentes. A conferência informou e sensibilizou os jovens para o tema da água, vital para todas as atividades humanas. Ali eles se abastecem de conhecimentos úteis para torna-los cidadãos hidroconscientes.

O cidadão urbano tornou-se hidroalienado. Não conhece o ciclo integral da água, as etapas pelas quais ela passa até chegar à torneira de sua casa ou o percurso que segue ao sumir pelo ralo ou pela descarga. Promover a hidroalfabetização é um passo básico que a conferência e outras ações ajudam a alcançar. Em 2014, o município também foi afetado pela falta de chuvas que atingiu o sudeste brasileiro. Assim, nos pontos de ônibus na cidade, cartazes divulgados pela companhia municipal de águas informam que ela falta em muitas cidades e que a consciência é essencial para que ela não falte em Uberaba.

10699-2

10699-5

Até mesmo no parque agropecuário da cidade, que funciona como um museu ao ar livre, painéis propõem a integração entre pecuária, lavoura e florestas, o que pode significar uma evolução na consciência e nas práticas do produtor rural no sentido de que precisa proteger as florestas para garantir que continue a fluir a água que utiliza e da qual depende sua atividade.

* Maurício Andrés Ribeiro - Fotógrafo e arquiteto. Autor de Ecologizar e de Meio Ambiente & Ecologia Humana. www.ecologizar.com.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd