mauricio Maurício Andrés Ribeiro - Autor de Ecologizar, de Tesouros da Índia e de Meio Ambiente & Evolução Humana. WWW.ecologizar.com.br / ecologizar@gmail.com
Imprimir

Semana Pierre Dansereau em Montreal

Ligado . Publicado em Maurício Andrés Ribeiro . Acessos: 1349

Por Maurício Andrés Ribeiro (*)

A Universidade do Quebec em Montreal promoveu em maio de 2015 uma semana que teve como tema central a obra de Pierre Dansereau e o futuro das ciências ambientais. A maior parte das atividades aconteceu no complexo de Ciências Pierre Dansereau, situado no campus da universidade. Dela participaram o reitor, o diretor do centro de ciências do ambiente, professores, estudantes, colaboradores, pesquisadores do Quebec. Ali ocorreram conferências, mesas redondas, exposição de livros e pôsteres, colóquio com estudantes, projeção de filmes e de fotos, plantio de árvore, coquetel e concerto de piano dos artistas pela paz.

A Semana Pierre Dansereau contou com um mosaico de apresentações acadêmicas com diversos pontos de vista e de modos de apreensão da realidade. Ao mesmo tempo focalizava a unidade de sua obra multifacetada. Buscou a unidade e a essência, para além da diversidade das aparências percebidas pelos sentidos. Foi fiel ao espírito do homenageado, de acolhimento da diversidade de estágios, níveis de consciência e visões de mundo.

Tendo se iniciado como botânico e biogeógrafo com visão evolucionÁria, Dansereau se interessou pela ecologia humana e urbana; em seguida, a partir da concepção de Teilhard de Chardin sobre a noosfera, incorporou a consciência e a paisagem interior dos homens em seus esquemas sobre a vida e a matéria. Ao migrar de um campo a outro ajudou a criar pontes entre fronteiras acadêmicas e a desenvolver visão transdisciplinar da realidade. No colóquio de estudantes que ocorreu durante a semana, o tema central foi a interdisciplinaridade como resposta aos problemas ambientais contemporâneos.

10583-2

Ancorado nas ciências naturais e com raízes na botânica, Pierre Dansereau era antenado no cosmos, em inovações e tinha coragem intelectual para não se refugiar na segurança dos fatos conhecidos. Praticava a criatividade cientifica e acreditava que nossas falhas são falhas da imaginação. Além de ter sido pioneiro em vários campos das ciências ecológicas, valorizou o papel das artes. Casado com Françoise Dansereau, uma grande artista, demonstrou sensibilidade à beleza e à poesia. Pierre Dansereau teve uma visão integral da ecologia, ao buscar a verdade (na ciência) a beleza (nas artes), e a bondade (na ética).

Foi um trabalhador cultural que sonhou com um projeto de sociedade mais justa e harmônica. Sua concepção da austeridade feliz como um modo de vida reflete essa visão compassiva e solidária, de aprender a se conter voluntáriamente. Ele foi um otimista como opção filosófica, pois acreditava que o otimismo fortalece a coragem para mobilizar, para ter comprometimento com o mundo e ajudar a melhorá-lo. Foi um eco cidadão engajado.

Como grande educador e mestre da escuta atenta, colocava-se na perspectiva dos outros para compreender as diversas percepções da realidade. Incentivava o fluxo de comunicação entre os participantes, aprendendo conjuntamente com seus estudantes. Acreditava e praticava a pedagogia do prazer, da alegria, de equilibrar as contradições e não apenas de tentar resolvê-las. Manteve o espírito de organização, de classificação taxonômica típicos do cientista, com capacidade analítica e ao mesmo tempo com grande poder de síntese. Ele tinha capacidade de abstração.Foi um mestre em conceber desenhos, gráficos e diagramas nos quais comunica com clareza suas ideias, sem a necessidade de muitas palavras.

Paulo Freire Vieira, da Universidade Federal de Santa Catarina e eu, convidados a participar, apresentamos conferência sobre Pierre Dansereau, homem de ciência e de consciência, atuamos em mesas redondas sobre o filme “Algumas razões para ter esperança” e o documentário “Um homem de toda a Terra”, que focalizam a vida e obra de Pierre Dansereau. Apresentamos ideias no colóquio promovido pelos estudantes. A acolhida dos organizadores canadenses fez com que nos sentíssemos em casa em Montreal, assim como Pierre Dansereau se sentia no Brasil, sua segunda pátria.

10583-3-1 10583-3-3 10583-3-3

10583-04

10583-05

10583-06

10583-07

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!