Imprimir

Baía de Guanabara – Múltiplos Naufrágios?

Ligado . Publicado em Luiz Prado

10712

Por Luiz Prado

Que a reportagem da Associated Press sobre os imensos riscos de contração de doenças no caso da prática de esportes à vela na baía de Guanabara teve todas as características de notícia de jornaleco, tabloide de quinta categoria, com indícios de servir a interesses camuflados, não há a menor dúvida. Não é preciso ser um especialista no assunto para perceber isso, já que até até mesmo o banho de mar é pratica comum nas praias do interior da baía – ainda que a cada dia menos – sem que ocorra uma epidemia de qualquer doença. Mas que a baía de Guanabara atingiu pontos insuportáveis de imundície, não há a menor sombra de dúvida. E o besteirol paliativo das “eco-barreiras” não reduz em nada a degradação da baía ou pode ser visto como um dispendioso cosmético, ou pior, uma “solução” dos incompetentes.

Add a comment
Imprimir

Dessalinização – Como Reduzir Custos e Evitar o Jogo de Cartas Marcadas

Ligado . Publicado em Luiz Prado

VILP

Por Luiz Prado

Um dia, do nada, como mágica, alguns órgãos de imprensa são informados de que os governos do Rio de Janeiro e de São Paulo vão implantar unidades de dessalinização.  Para um percentual significativo de incautos, isso pode soar como a salvação através de um salto tecnológico: abracadabra, e a seca estará resolvida.

Add a comment
Imprimir

Subsídios para Combustíveis Fósseis X Sistemas Híbridos Solar / Diesel – Uma Contribuição para o Equilíbrio Fiscal

Ligado . Publicado em Luiz Prado

10520

Por Luiz Prado

O Brasil – leia-se, os contribuintes – subsidiam o transporte e o consumo de combustíveis para a geração de eletricidade nos sistemas isolados.  A previsão dos valores totais para tais subsídios no ano de 2015 é da ordem de R$ 6, 3 bilhões.  Tais subsídios são dados para o diesel e seu transporte para as aglomerações urbanas não conectadas à rede.

Add a comment

ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!