Imprimir

Florianópolis quer bater recorde de reciclagem de óleo

Ligado . Publicado em Lixo & Reciclagem . Acessos: 1837

10656

Para bater o recorde da reciclagem de óleo do Guinness Book, a cidade de Florianópolis (SC) realizará campanha que começa hoje (01) e vai até o dia 30/06. A marca mais alta já registrada, de 18.670 litros em um mês, é da própria capital catarinense desde 2012.

 

O objetivo do programa ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), é superar a marca anterior e chegar a 20 mil litros de óleo vegetal coletados e reciclados em 30 dias. Para isso, toda a comunidade - moradores, escolas, hotéis, bares e restaurantes - será mobilizada para alcançar a meta e abandonar a prática de descarte de óleo na pia ou no solo.

É simples participar da iniciativa: basta armazenar o resíduo usado em garrafas PET e entregá-las em um dos cerca de 200 pontos de entrega voluntária (PEV’s) do programa espalhados pela cidade. Veja os endereços dos PEV’s neste site. Todo o óleo coletado será encaminhado para reciclagem na empresa Ambiental Santos, parceira do programa.

Escolas públicas e privadas inscritas no programa promoverão gincanas para trocar óleo usado por produtos de limpeza. A escola que mais arrecadar resíduos ganhará três mil reais para realizar ações relacionadas com educação ambiental.

Além disso, a Acif realizará caminhadas e palestras para sensibilizar a população para a importância do descarte correto de óleo de cozinha usado.

RECICLAGEM DE ÓLEO EM FLORIPA
Em 2013, a capital catarinense bateu o recorde mundial ao reciclar 18.670 litros de óleo em um mês. A marca anterior era de 10 mil litros reciclados em 30 dias.

Em quase 20 anos, o projeto ReÓleo já coletou e enviou mais de três milhões de litros de óleo vegetal para a reciclagem, além de ajudar a evitar a emissão de 25 mil toneladas de CO2. Mais de 20 mil crianças e adolescentes também foram sensibilizados pela iniciativa por meio de palestras educativas.

Fonte:

Marina Maciel
Planeta Sustentável


Fonte: Portal da Sustentabilidade.

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!