Imprimir

ONG recebe 3 toneladas de lixo eletrônico

Ligado . Publicado em Lixo & Reciclagem . Acessos: 2060

eletronicos-ecod.jpgResíduos recolhidos contribuirá para capacitação dos jovens Foto: Paulo de Araújo/MMAPor Luciene de Assis, do Ministério do Meio Ambiente

Uma bela manhã de sol e céu azul, características marcantes de Brasília, acolheram o feriado de Corpus Christi e a 1ª Corrida pelo Meio Ambiente, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), nesta quinta-feira, 4 de junho, no início do Eixão Norte. Foi neste clima de descontração e alegria que João, Cláudia, Maria José, Antenor, Mariana, Cibele e Maurício, participantes da corrida, levaram seu lixo eletrônico para doar à reciclagem.

A turma da ONG Estação de MetaReciclagem recebeu, aproximadamente, três mil toneladas de torres de computador, notebooks, fios, cabos, CDs, DVDs, carregadores, celulares velhos, TVs antigas, telefones analógicos, pilhas, monitores, máquina fotográfica, rádio e controles remotos. Os itens lotaram o ônibus da instituição em apenas duas horas, das 7h e às 9h.

Entidade já capacitou 12 mil jovens, trabalho realizado por 12 funcionários e seis voluntários colaboradores

O coordenador da ONG, Vilmar Simion, contou que todo o material recebido será utilizado para capacitar e profissionalizar os jovens da região de Valparaíso, Novo Gama, Céu Azul, Cidade Ocidental e Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Durante os cursos, rapazes e moças aprendem, na prática, a recuperar os computadores, que levam para suas casas e também são doados para programas de inclusão digital organizados por prefeituras, tele centros, escolas e bibliotecas.

Inclusão digital

O programa de inclusão digital da Estação existe há 15 anos e se sustenta com a venda dos 17 tipos de resíduos decorrentes do material eletrônico que recebe em doação. Até hoje, a entidade já capacitou 12 mil jovens, trabalho realizado por 12 funcionários e seis voluntários colaboradores. Eles são responsáveis pelos cursos de informática básica, manutenção de computadores, robótica e eletrônica.

Quem quiser doar o material eletrônico que não usa mais é só ligar para a ONG no número (61) 3559-1111 ou buscar os postos de coletas, descritos no site www.doeseucomputador.org.br.


Fonte: EcoD.

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!