Imprimir

Nova Campanha Reciclagem de Celulares em SP

Ligado . Publicado em Lixo & Reciclagem . Acessos: 1027

35D1

O Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade está lançando a “Campanha Reciclagem de Celulares” direcionada, inicialmente, às empresas da capital paulista e Região Metropolitana de São Paulo com o objetivo de contribuir para reduzir o impacto ambiental e à saúde humana causado pelo descarte incorreto dos aparelhos.

O aparelho celular tem em sua composição metais pesados nocivos à saúde e ao meio ambiente, como chumbo, mercúrio e cádmio, entre outros presentes nas baterias que o alimentam e que podem contaminar água e solo, quando descartado inadequadamente; e provocar desde problemas neurológicos até doenças que afetam os movimentos das pessoas.

Apesar de 80% dos materiais que compõem os aparelhos poderem ser ser reciclados ou reutilizados, no Brasil cerca de 98% das pessoas não encaminham os aparelhos para reciclagem e 32% o aposentam em gavetas. Cerca de 10% dispensam os aparelhos no lixo comum, levando perigo à saúde das pessoas e ao meio ambiente. “Mais de 7.500 t/ano de celulares são jogadas nos lixões do País”, diz Mônica Pilz Borba, especialista em Educação Ambiental, fundadora e gestora do Instituto 5 Elementos, baseada em estimativas da Anatel, do Programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente e da Fundação Santo André. A emissão de CO2 varia entre 6 a 50 kg por celular.

A ação é realizada em parceria com a Recomércio, startup fundada pelo francês Amaury Bertaud e especializada em recuperação e valorização de celulares, smartphones e tablets usados. Para a Recomércio, é grande o potencial desse mercado no Brasil. Até o final deste ano, a empresa planeja comprar 15.000 aparelhos e vender 12.000 seminovos. “A Recomércio é uma empresa nova no País, mas já traz em seu DNA o apoio a entidades do terceiro setor”, afirma Mônica.

A fundadora da 5 Elementos diz que não há custos financeiros para as empresas participarem da campanha. As empresas terão apenas que disponibilizar aos funcionários uma urna para a coleta dos aparelhos e incentivar o engajamento deles, por meio dos materiais de comunicação e divulgação (banners e telas de descanso para computador, entre eles), cedidos gratuitamente pelo próprio Instituto 5 Elementos.

A parceria do 5 Elementos com a Recomércio prevê que todos os celulares arrecadados nas doações das empresas, que podem dispensar nas urnas até os próprios aparelhos corporativos, serão avaliados pela Recomércio, que doará o valor total ao Instituto. Com os recursos recebidos, de acordo com a escolha do participante, o Instituto 5 Elementos realizará uma palestra para os professores nas escolas e/ou funcionários nas empresas sobre “Consumo e Descarte Sustentável”, conceito totalmente alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além da palestra, serão doados aos professores exemplares da Coleção Consumo Sustentável e Ação.

Em sua terceira edição neste ano, a Coleção, que reúne sete livros e um CD, é um material pedagógico voltado à redução de impactos sobre o meio ambiente por meio de mudanças de atitude e estilo de vida. Segundo Mônica, a campanha pode durar cerca de três meses em cada empresa e poderá ser repetida semestralmente ou anualmente.

 

Fonte: Recicloteca, publicado originalmente no Site Saneamento Ambiental.

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!