Leonardo Boff

 

Imprimir

A água no mundo e sua escassez no Brasil

Ligado . Publicado em Leonardo Boff

Por Leonardo Boff

A atual situação de grave escassez de água potável, afetando boa parte do Sudeste brasileiro onde se situam as grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nos obriga, como nunca antes, a repensar a questão da água e a desenvolver uma cultura do cuidado, acolitado por seus famosos erres (r): reduzir, reusar, reciclar, respeitar e reflorestar.

Add a comment
Imprimir

Participação Social, o novo fantasma das elites

Ligado . Publicado em Leonardo Boff

Ladislau Dowbor é um dos melhores economistas, professor da matéria na PUC-SP com larga experiência internacional. Junto com Ignace Sachs e outros propugna por uma economia ecológica. Vale a pena seguir seu portal pois traz inúmeros materiais próprios e de outros países: http://dowbor.org Publicamos o presente material porque é esclarecedor e desmascara a argumentação daqueles que não estão interessados em melhorar nossa democracia que é de baixíssima intensidade: Lboff

Reação feroz dos conservadores ao decreto de Dilma revela incapacidadede compreender sociedades atuais e interesse de manter políticacomo monopólio dos “representantes”

Ladislau Dowbor* Add a comment

Imprimir

Cenários sombrios nos esperam

Ligado . Publicado em Leonardo Boff

8970

Washington Novaes,tenho dito neste espaço e o repito, é um dos nossos melhores analistas de questões ecológicas que afetam o planeta, a espécie humana e o futuro do projeto civilizatório humano. Não apenas nos fornece dados seguros. Obriga-nos pensar. Não basta saber, temos que pensar o que sabemos. Nem toda informação é conheccimento. O conhecimento nasce das conexões coerentes e inteligentes que fazemos, criando um sentido iluminador a partir das informações oferecidas. É o que faz W. Novaes com serenidade, sentido de gravidade e de urgência. Como membro da Comissão que elaborou a Carta da Terra, junto com outros notáveis, animados por M. Gorbachev, venho pessoalmente fazendo uma espécie de ritonello alertando sobre as ameaças que nosso estilo de tratar a Terra e seus escassos bens e serviços, pode estar produzindo para tempos não muito distantes. Estamos em marcha acelerada rumo a uma catástrofe ecológico-social que a própria Terra com os inúmeros eventos extremos nos está despertando. Numa famosa parábola, o filósofo dinamarquês S. Kirkegaard, conta a história do incêndio de um teatro. Um palhaço fora destacado pelo diretor para convocar os assistentes a virem ajudar a apagar o incêncio. E todos riam e riam, pois achavam que o palhaço estava desempenhando bem a sua missão de entreter as pessoas. Ninguém o tomou a sério.

Add a comment

ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!