Imprimir

Linconln MKS, Biturbo e injeção para Preservação Ambiental

Ligado . Publicado em Comunicação Ambiental . Acessos: 563

Automóvel marca o início do conceito que reduz consumo e emissão de CO2 com alimentação por turbo e injeção direta

419

São Paulo - A Honeywell Turbo Technologies é a fornecedora do sistema de turbos Garrett que alimenta o motor V-6 do Lincoln MKS, um dos primeiros automóveis do mercado norte-americano desenvolvido para preservar o meio ambiente por intermédio da redução de consumo de combustível e de emissões de CO2 (dióxido de carbono) sem perda de desempenho.

Apresentado no Salão de Detroit do ano passado como carro-conceito, o Lincoln MKS acaba de ser lançado pela Ford no mercado norte-americano e dá início ao processo de redução do tamanho de motores (downsizing), com a combinação da injeta direta de combustível com turboalimentação que a indústria automobilística considera o recurso mais eficiente na luta contra a poluição ambiental.

Equipado com motor V6, a gasolina, de 3,5 litros com bloco de alumínio, o Lincoln MKS tem potência de 355 cv e torque de 48,3 kgfm, valores semelhantes aos dos motores V8 Premium com 4,6 litros, mas com a vantagem de proporcionar uma curva “plana” de torque, constante entre 1.500 e 5.250 rpm. Com esse conjunto, o novo motor V6 apresenta 20% na redução de consumo de gasolina e entre 7% e 15% de emissão de CO2.

Para Christian Streck, gerente de engenharia da Honeywell Turbo Technologies no Brasil, o Lincoln MKS lidera uma nova tendência da indústria automobilística. Além da menor capacidade cúbica (processo com a denominação de engine downsizing), a empresa recorreu a uma tecnologia conhecida, mas pouco aplicada em motores a gasolina, que é a turboalimentação com o auxílio da injeção a alta pressão diretamente nos cilindros.

Streck explica que o sistema composto de dois turbos Garrett MGT1549S, um para cada bancada do V, distribui maior massa de ar diretamente nas câmaras de combustão. A injeção direta, de alta pressão, é feita diretamente nos cilindros, em vez de ser no coletor de admissão, proporcionando a otimização do processo de combustão e, conseqüentemente, a maior eficiência do motor. Além da vantagem de economia e redução de emissões, o sistema proporciona também um elevado padrão de dirigibilidade.






Fonte:  .

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!