Imprimir

Estudante do IFSC de Florianópolis receberá prêmio da ONU por influenciar ações pelo meio ambiente

Ligado . Publicado em Destaque ambiental . Acessos: 1814

10492
Alícia Maria da Silva conversa com a reitora do IFSC, Maria Clara Schneider. - IFSC/Divulgação/ND

Alícia Maria Amancio da Silva, de 18 anos, será premiada durante evento da entidade na Alemanha, em junho

Uma estudante do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) receberá o prêmio da ONU "Jovem como Agente da Mudança". Por meio de ações de liderança no debate sobre questões ligadas ao meio ambiente e clima na América Latina, Alícia Maria Amancio da Silva, 18 anos, foi a mais votada entre 1.200 jovens. A entrega da honraria será na Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, durante Reunião Interseccional sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Bonn, na Alemanha, de 4 a 15 de junho.

A aluna do curso técnico integrado em Saneamento do campus Florianópolis ganhou destaque após integrar um grupo de dez jovens brasileiros na 20ª Conferência sobre Mudança Climática (COP20), realizada pela ONU em dezembro passado, em Lima, no Peru. Desde então, Alícia tem participado de reuniões com outros jovens e negociado com o Governo Federal para promover ações sobre mudanças climáticas e preservação dos recursos naturais. Alícia foi indicada para participar da COP20 pela ONG Engajamundo, da qual é integrante. 

O interesse da estudante por questões ambientais surgiu depois de um trabalho feito na primeira fase do curso do IFSC. “Antes, eu era mais focada em causas sociais. Depois desse trabalho, que tinha como foco a sustentabilidade, comecei a perceber como existem problemas ambientais. Não adianta lutarmos por um mundo melhor se não houver mundo para vivermos”, comentou a estudante.

Ela gravou um vídeo no qual contou a experiência do trabalho e chamou a atenção da ONG Engajamundo, abrindo a ela as portas da participação nos eventos da ONU. Como resultado de sua participação em eventos da ONU, onde fez apresentações e pronunciamentos, a aluna do IFSC recebeu propostas de bolsa de estudos em uma universidade da Holanda e outra dos Estados Unidos. Ainda bastante jovem, Alícia já teve também oportunidade de conhecer o secretário-geral das Nações Unidas, o sul-coreano Ban Ki-moon, e o ator norte-americano Leonardo di Caprio, nomeado pela ONU como Mensageiro da Paz em Mudanças Climáticas. Em dezembro, na COP21 que será realizada em Paris, na França, ela espera conhecer o presidente norte-americano, Barack Obama.

Além de receber a premiação na Alemanha, Alícia apresentará em Bonn um trabalho acadêmico sobre saneamento básico no Brasil e em Florianópolis. 

 

Fonte: Notícias do Dia.

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!