Imprimir

Califórnia decreta estado de emergência após derramamento de óleo

Ligado . Publicado em Denúncia . Acessos: 1343

10603
Homem tenta limpar a praia - Kenneth Song / AP

Pelo menos 400 mil litros vazaram de um duto terreste, 80 mil já chegaram ao mar

RIO — A Califórnia declarou estado de emergência após um derramamento de óleo atingir cerca de 14 quilômetros mar adentro. De acordo com as autoridades, podem ter vazado pelo menos 400 mil litros de petróleo dos quais 80 mil já chegaram ao mar. O vazamento ocorreu próximo da cidade de Santa Bárbara e foi fruto do rompimento de um duto terrestre.

Os biólogos ainda não sabem estimar a dimensão do dano à fauna local, mas já relatam casos de peixes e crustáceos mortos em torno das praias e das rochas do local. A área é habitat de focas, leões marinhos e baleias, que passam por esta zona para migrar para o norte.

“O petróleo chega com grandes riscos. Santa Bárbara aprendeu essa lição há mais de 40 anos, quando a escavação petroleira em mar aberto terminou em desastre”, afirmou o porta voz do Conselho para a Defesa dos Recursos Naturais, Bob Deans.

Em 1969, a costa de Santa Bárbara foi atingida por um por um desastre do gênero, mas com dimensão maior. A calamidade foi tamanha que a ela se atribui a origem do movimento ambientalista dos Estados Unidos.

O oleoduto que se rompeu desta vez foi construído em 1991 e nunca havia apresentado problemas, segundo a empresa Plains All American Pipeline LP, que gerencia o duto. Já existem equipes no local para tentar limpar os danos causados pelo vazamento.


Fonte: O Globo Online.

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!