Imprimir

Você conhece os Selos de Certificação Ecológicos?

Ligado . Publicado em Comunicação Ambiental . Acessos: 3213

Orgânico, sustentável ou produto florestal são algumas características que costumam acompanhar produtos, construções e equipamentos, teoricamente, validando a sua origem e produção. Em um rápido julgamento, estes selos de certificação engrandecem o produto e atestam a veracidade dos critérios de responsabilidade social e ambiental pontuados em seu rótulo.

Apesar disso, existe uma diferença entre as certificações distribuídas por organizações ou órgãos públicos, e os selos determinados pela própria empresa que fabrica ou desenvolve o produto. É necessário que o consumidor se mantenha alerta para as pequenas peças pregadas pelo greenwashing (empresas que simulam o conceito “verde” na divulgação do produto, não aplicam na pratica da produção) e se mantenha informado sobre as novidades e discussões acerca da certificação estampada na embalagem do que consome.

Conheça algumas certificações que estão presentes em alguns “produtos verdes”:


ECOCERT

Qual produto certifica ?
Produtos e serviços vegetarianos, produtos orgânicos e insumos

Como funciona ?
O critério básico para receber o selo é um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos nos alimentos processados, já para ser garantido como um cosmético orgânico, o produto deve ter ao menos 95% de ingredientes vegetais e 95% destes ingredientes devem ser orgânicos certificados – no caso de cosméticos naturais, 50% dos insumos vegetais devem ser orgânicos. A certificação também pondera o comércio justo, o bem estar animal e a responsabilidade da empresa com o social e o meio ambiente.


FSC - Forest Stewardship Council

Qual produto certifica ?
Empreendimento ou produto florestal

Como funciona ?
Verifica os cumprimentos de questões ambientais, econômicas e sociais em torno do produto. Por exemplo, se a sua origem do produto é um processo produtivo ecológica e socialmente responsável, se ele obedece às leis ambientais, se respeita os direitos dos povos indígenas e tem regularização fundiária.


IBD - Instituto Biodinâmico

Qual produto certifica ?
Produtos de limpeza, cosméticos, alimentos e algodão orgânico

Como funciona ?
A empresa brasileira desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos, biodinâmicos e de mercado justo (Fair Trade), além disso, a certificação sugere que a fabricação daquele produto obedece ao Código Florestal Brasileiro e às leis trabalhistas. Os produtos industrializados devem ter ao menos 95% de ingredientes orgânicos certificados – a água e o sal são desconsiderados nesse cálculo, tanto para cosméticos quanto para alimentos.

LEED - Liderança em Energia e Design Ambiental


Qual produto certifica ?
Edificações e construções

Como funciona ?
O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema que estipula padrões para a construção civil se adequar à construção sustentável. O objetivo é incorporar e acelerar o uso de práticas benéficas tanto para a sociedade como para o meio ambiente em escala mundial. Desenvolvida pela consultora norte-americana USGBC (U. S. Green Building Council), a certificação sofre criticas por basear sua avaliação em projeções de consumo da construção, e não em dados reais.

IMAFLORA - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Qual produto certifica ?
Produtos agrícolas como frutas, café, cacau e chás

Como funciona ?
Através do seu programa de certificação agrícola, o instituto é o representante brasileiro da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) ou Sustainable Agriculture Network (SAN), que define critérios de desempenho ambiental, social e econômico para avaliar a produção agrícola - se os produtores respeitam a biodiversidade e os trabalhadores rurais envolvidos no processo.

PROCEL


Qual produto certifica ?
Equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos

Como funciona ?
O selo Procel tem por objetivo indicar os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, proporcionando assim a redução do consumo de energia elétrica. No processo de concessão do Selo Procel, a Eletrobrás conta com a parceria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro, executor do Programa Brasileiro de Etiquetagem-PBE, cujo principal produto é a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia –ENCE.

USDA - United States Department of Agriculture


Qual produto certifica ?
Produção vegetal/animal ou projetos de extrativismo ou comercialização

Como funciona ?
A certificação avalia se a produção ou o manejo está em conformidade com a Lei de Produção de Alimentos Orgânicos, estabelecida no território estadunidense. Apesar de ter em sua determinação algumas brechas (como a permissão de 20% da alimentação dos animais ser de fontes não orgânicas), a lei vigora o respeito critérios do plantio, como uma lista nacional de substâncias sintéticas aprovadas e regras para a importação de produtos equivalentes.




Fonte:  Ecodesenvolvimento.
.

ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!