Imprimir

CENIBRA recebeu estudantes em RPPN

Ligado . Publicado em Comunicação Ambiental . Acessos: 1291

10544

Estudantes da rede pública de Pingo D’Água (dia 6/5) e Antônio Dias (dia 7/5) visitaram a Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Fazenda Macedônia.

por Rudson Vieira

A visita fez parte do Projeto de educação ambiental Portas Abertas. A iniciativa demonstra a importância ambiental, social e econômica do setor florestal. Na ocasião, os alunos da Escola Municipal Vereador João Gonzaga dos Reis (Pingo D’Água) e da Escola Estadual Germano Pedro de Sousa (Hematita – Antônio Dias), conhecerão as atividades desenvolvidas pela CENIBRA para a produção sustentável da celulose branqueada de fibra curta de eucalipto, bem como realizarão uma trilha ecológica guiada, por meio da qual poderão verificar a preservação ambiental praticada pela empresa e conhecer algumas das aves do Projeto de Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção (Projeto Mutum).

Preservação ambiental

Localizada à margem direita do Rio Doce, no município de Ipaba, região leste de Minas Gerais, a Fazenda conta com uma área total de aproximadamente três mil hectares, dos quais cerca de 50% estão cobertos com vegetação nativa. No restante da área, os projetos de reflorestamento com eucalipto são implementados utilizando as mais modernas técnicas, com o objetivo de obter a máxima produção de madeira mantendo a capacidade produtiva do ambiente.

A área de florestas nativas da Fazenda Macedônia é um dos principais remanescentes de Mata Atlântica no Estado, sendo parte desta (560 ha.) reconhecida pelo IBAMA como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), por meio da portaria Nº 111, de 14 de outubro de 1994.

A Fazenda Macedônia é considerada, ainda, uma Área de Alto Valor para Conservação – AAVC. A AAVC é uma terminologia utilizada pelo FSC® para designar áreas consideradas notavelmente significativas ou de extrema importância biológica, ecológica, social ou cultural. No caso específico da Fazenda Macedônia, o principal atributo que a confere como uma AAVC é a presença de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Os estudos e monitoramentos ambientais realizados na Fazenda Macedônia já possibilitaram, até o momento, o registro de 161 espécies de aves e 27 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo que 6 espécies de aves e 3 de mamíferos encontram-se presentes em listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção.

 

Celulose Nipo-Brasileira S.A. - CENIBRA

ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!