Imprimir

Ar poluído é usado para produzir combustível limpo

Ligado . Publicado em Ciência & Tecnologia

O "hidrogênio solar" é produzido com maior eficiência quando a célula a combustível usa ar poluído.
O "hidrogênio solar" é produzido com maior eficiência quando a célula a combustível usa ar poluído. [Imagem: ChemSusChem/Wiley/Divulgação]

Hidrogênio solar

Engenheiros belgas construíram uma célula a combustível que demonstra um conceito virtualmente revolucionário: enquanto retira a poluição do ar, ele produz hidrogênio, um combustível limpo.

Add a comment
Imprimir

Conheça o carregador de celular que utiliza energia das plantas

Ligado . Publicado em Ciência & Tecnologia

carregador-plantas-ecod.jpgAs amigas e colegas de universidade Carolina Guerrero, Camila Rupcich e Evelyn Aravena decidiram que precisavam de uma maneira de carregar seus eletrônicos sem que dependessem da rede de energia. Depois de vários estudos, elas encontraram uma solução bem próxima, mas nada convencional: as plantas.

Tudo começou quando as engenheiras tiveram de entregar um trabalho para a faculdade, mas, no referido dia, o telefone celular e notebook ficaram sem bateria e elas não podiam salvar o conteúdo para entregar a tempo. Da frustração e raiva nasceu a motivação para criar uma solução para o problema.

Apenas uma planta bem conservada é suficiente para carregar um celular

Elas desenvolveram o E-Kaia, um carregador para celulares, tablets e outros dispositivos USB que estão “conectados” com as plantas.

O dispositivo portátil tira proveito da fotossíntese e leva a planta a converter a energia de resíduos em energia elétrica, segundo informou o portal El Definido.

Apenas uma planta bem conservada é suficiente para carregar um celular.

chilenas-ecod.jpg

Alternativa eficiente
"O Chile é um país com uma grande demanda energética, muito por conta de suas dificuldades naturais, então, a partir desse ponto de vista, nosso produto é uma boa alternativa", destacou Carolina. "Soube que há mais pesquisas sobre como obter energia dos vegetais, o que pode resultar na criação de um dispositivo mais potente no futuro", acrescentou a engenheira.

A meta agora é viabilizar o carregador comercialmente. O preço ainda não foi definido, mas já há investidores interessados na inovação.

No vídeo abaixo, as amigas chilenas mostram como o dispositivo funciona:


Fonte: EcoD.

Add a comment

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!