Imprimir

Importância dos oceanos para regular clima da Terra será discutida na sede da Unesco

Ligado . Publicado em Biodiversidade . Acessos: 2393

oceanos-ecod.jpg Os oceanos são tão importantes quanto as florestas para a regulação do clima da Terra Foto: FAO

A Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Comunicação (Unesco) e a Plataforma Oceano e Clima vão dedicar a edição deste ano do Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho, à interação dos oceanos com o clima, tão importantes nesta função como as florestas.

O encontro antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP21), em dezembro, momento em que deve ser adotada uma nova agenda de combate ao aquecimento global.

O evento na sede da ONU em Paris reunirá cientistas, formuladores de políticas e representantes da sociedade civil, para chamar a atenção para o impacto dos oceanos como grande fornecedor de oxigênio e regulador do clima, assim como para mobilizar o apoio da comunidade internacional em favor da gestão sustentável dos oceanos.

Quatro mesas-redondas reunirão especialistas em clima, oceanógrafos, cientistas sociais e representantes de diversas organizações que são parte da Plataforma Oceano e Clima. As discussões terão como foco a acidificação oceânica, os impactos socioeconômicos da mudança climática, os oceanos como fonte de eco-inovação e compromisso cidadão e a posição dos oceanos nas negociações relacionadas ao clima.


Fonte: EcoD.

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd