Imprimir

Florestas são essenciais para a segurança alimentar

Ligado . Publicado em Árvores . Acessos: 1595

PND8

Limites da produção agrícola se tornam cada vez mais claros

Por José Eduardo Mendonça*

Estas são conclusões da maior análise científica feita até hoje sobre a relação entre florestas, alimentos e nutrição. O estudo foi lançado ontem em Nova York, nos EUA, em um evento paralelo ao Fórum de Florestas das Nações Unidas.

O novo relatório, da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal, também enfatiza a necessidade de os grupos mais vulneráveis do mundo terem acesso seguro a alimentos das florestas.

“Este trabalho nos lembra do papel vital das florestas na construção da segurança alimentar. Traz argumentos convincentes para abordagem multifuncional e integrada dos problemas e pede um engajamento da comunidade para repensar os sistemas florestais e agrícolas”, disse Thomas Gass, secretário-geral e assistente para políticas do departamento de assuntos econômicos e sociais da ONU.

“A produção de colheitas de grande escala é altamente vulnerável a eventos extremos do tempo, que podem ocorrer com mais frequência com a mudança do clima. A ciência mostra que o cultivo baseado em árvores pode se adaptar melhor a estas calamidades”, afirmou Christoph Wildburger, coordenador dos painéis da Rede Mundial de Ciências Florestais. “Nós já sabemos que as florestas têm papel essencial na mitigação dos efeitos do aquecimento global. Agora, fica também claro que elas têm o mesmo papel para aliviar a fome e melhorar a nutrição”.

O evento, que termina no dia 15 de maio, discute ainda meios de implementação de manejo de florestas e cumprimento das leis de proteção e da governança em todos os níveis, além do fortalecimento da cooperação e coordenação de políticas e programas, com informações regionais e sub-regionais, informa a ONU.

Foto: Pixabay/Domínio Público

* JOSÉ EDUARDO MENDONÇA produziu uma série de reportagens pioneiras para o Jornal da Tarde, ainda em 1976, sobre fontes alternativas de energia e, logo depois, indo morar em Londres, tomou contato com o movimento que se chamava à época conservacionismo - e mais tarde se tornaria ambientalismo. Neste blog, escreve artigos e análises sobre temas ligados à sustentabilidade e ao ambiente, intercalados com posts sobre assuntos de destaque na imprensa internacional.

Fonte: Planeta Sustentável.

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd