Imprimir

A chuva em três desertos

Ligado . Publicado em Arthur Soffiati

Imagem: phdtravel.com

Por Arthur Soffiati

Poucas pessoas, fora e dentro do meio acadêmico, sabem que as Regiões Sudeste e Sul do Brasil já fizeram parte de um grande deserto quando a América ainda não havia se separado totalmente da África. Esse deserto existiu há cerca de 130 milhões de anos. Não existia ainda o Oceano Atlântico e o Rio Amazonas desembocava, então, no Oceano Pacifico.

Add a comment
Imprimir

De volta aos manguezais

Ligado . Publicado em Arthur Soffiati

9603por Thaís Tostes

O ambientalista Aristides Soffiati lançará a segunda edição do seu livro “Os manguezais do sul do Espírito Santo e do norte do Rio de Janeiro”, nesta terça-feira (28), no campus Rio Paraíba do Sul/Upea, do Instituto Federal Fluminense, o IFF. O lançamento da produção literária está agendado para começar às 16h e acontecerá dentro do “4º Seminário Regional sobre Gestão dos Recursos Hídricos” (SRHIDRO), que começa terça e vai até quinta-feira (30).

Add a comment
Imprimir

O paradigma organicista versus paradigma mecanicista

Ligado . Publicado em Arthur Soffiati

Por Arthur Soffiati*

9441Quando comecei minha luta em defesa do meio socioambiental, em 1977, havia três posturas bem distintas em relação à questão socioambiental. A exponencialista, constituída por capitalistas e socialistas, defendia um crescimento exponencial da economia, alegando que ele iria beneficiar o social. Para ela, não existia a crise ambiental. Se, de fato, ela era verdadeira, a tecnologia se incumbiria de resolvê-la no futuro. Capitalistas e socialistas formavam também a segunda postura – a dos compatibilistas – que acreditavam na existência da crise e propunham que ela fosse resolvida com a conciliação de crescimento econômico e de proteção do ambiente.

Add a comment
Imprimir

Irracionalismo intolerante

Ligado . Publicado em Arthur Soffiati

Por Arthur Soffiati

9310bEstou perplexo com a campanha eleitoral. Não a gravada e exibida nas redes de televisão nem a veiculada pelos debates eleitorais ao vivo, mas com a irracionalidade dos eleitores nas redes sociais. Nas campanhas gravadas e nos debates, os candidatos pelo menos se contêm para não perderem pontos, revelando ira. Mas, nas redes sociais, como os eleitores não têm nada a perder, suas posições são irascíveis e intolerantes. Parece que, quanto mais intelectualizados e distantes de qualquer confissão religiosa, eles destilam um ódio típico de um fundamentalista. Tem-se a impressão de que matariam o candidato adversário ao seu se pudessem.

Add a comment
Imprimir

Transposição do Rio Paraíba do Sul, entrevista com Arthur Soffiati

Ligado . Publicado em Arthur Soffiati

A ideia do governo de São Paulo em transpor o rio Paraíba do Sul a partir da região de Jacareí para abastecer o Sistema Cantareira gerou uma grande discussão política entre paulistas e fluminenses e levantou uma discussão ambiental. O projeto, além de colocar em risco o abastecimento de água da população fluminense, uma vez que a bacia hidrográfica é a principal fonte de captação do Rio, pode significar prejuízos ambientais irreversíveis a médio e longo prazo.

Add a comment

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd