Imprimir

Congresso de medicina veterinária aborda 'humanização' de animais

Ligado . Publicado em Animais . Acessos: 4458

10705Congresso traz novidades em tratamentos para animais domésticos (Foto: Prefeitura de Itanhaém)Medvep começou hoje (22) e segue até sábado (25), em Pinhais.
Encontro terá feira e mais de 30 palestras com especialistas internacionais.

Seis mil pessoas são esperadas para um dos maiores encontros de medicina veterinária do país, Medvep, a partir desta quarta-feira (22) no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O congresso terá mais de 30 palestras com especialistas internacionais, além eventos simultâneos voltados para odontologia e ortopedia veterinária. O foco principal, corforme os organizadores, é a domesticação e 'humanização' de cães a gatos.

Entre os temas que serão abordados nas palestras estão cardiologia, dermatologia, bem-estar, emergências, neurologia, fisioterapia, oncologia, entre outros. O professor Marconi Rodrigues de Farias, da PUC-PR, será um dos palestrantes.

Durante o evento, que fica na capital até sábado (25), os visitantes também poderão conferir as últimas tendências do setor em uma feira com produtos pet.

Doença comum

De acordo com Leonel Rocha, especialista em odontologia veterinária, a doença mais comum que atinge 70% dos cães e gatos é a periodontal - que compromete toda a estrutura do dente e afeta não só os problemas locais da boca, mas os outros órgãos em geral.

O foco principal relacionado ao assunto serão as cirurgias orais, principalmente as oncológicas, explica o veterinário. Atualmente, poucas clínicas no país atuam com cirurgias odontológicas do ramo. Em Curitiba, por exemplo, tem apenas uma.

Ainda conforme Leonel, é importante que os proprietários percebam as condições dentárias de seus animais diariamente. Isso normalmente não acontece na maior parte dos casos, mas é importante para evitar várias doenças, inclusive o câncer. Alguns sinais apontados por ele que devem servir de alerta são acúmulo de placa dentária, gengivas muito avermelhadas e mau hálito.


Fonte: G1 Paraná RPC.

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd