Imprimir

Falta de saneamento básico no Brasil: uma verdade mais do que inconveniente

Ligado . Publicado em Amelia Gonzalez

a9v0w5
Foto: Divulgação/Instituto Trata Brasil/2011

Por Amélia Gonzalez

Em qualquer país desenvolvido, a simples menção a um programa de saneamento básico é coisa do passado. Estruturar uma cidade, construir um condomínio, sem antes pensar num sistema apropriado onde despejar as “águas impuras” (para usar um eufemismo) é, simplesmente, inadmissível. Sobretudo num mundo cuja população urbana já supera os 50%, num país onde esse percentual chega perto de 80%, e onde a preocupação ambiental vem ganhando terreno.

Add a comment
Imprimir

'Estado do Mundo 2015' põe em xeque nosso modelo de produção e de consumo

Ligado . Publicado em Amelia Gonzalez

Por Amelia Gonzalez

“Como diz a ativista Naomi Klein, salvar o clima requer revisitar os centros de mecanismo do sistema econômico mundial, o capitalismo. Mas as agências internacionais e os governos preferem escapar deste desafio e se engajam no conceito ‘crescimento verde’, que reafirma a centralidade do crescimento econômico e evita qualquer crítica à dinâmica que trouxe a civilização para a beira do abismo. De acordo com a Organização para Coordenação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o crescimento verde significa fomentar o progresso econômico e o desenvolvimento, enquanto assegura que bens naturais continuem a prover os recursos e os serviços ambientais dos quais depende nosso bem estar”.

Add a comment
Imprimir

Só é possível preservar florestas se os povos tradicionais forem ouvidos. Entrevista com Paulo Amaral

Ligado . Publicado em Amelia Gonzalez

9821

Por Amelia Gonzalez

As florestas são o elemento mais importante para atenuar os efeitos dos gases nocivos que a atividade humana tem deixado na atmosfera. Tanto assim que, durante a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas – COP 15, realizada em Copenhague em 2009, o representante do Gabão, país da África, chegou a sugerir a criação de uma organização não governamental que se chamasse Aliança das Florestas, unindo países que têm esse trunfo em seu território. A iniciativa não foi para a frente.

Add a comment
Imprimir

No festival de sustentabilidade, um alerta sobre a morte dos nossos rios e nascentes

Ligado . Publicado em Amelia Gonzalez

9390

Por Amelia Gonzalez

Um a um, os estudantes uniformizados foram deixando a sala de projeção do Museu da República. Uma pena. Os ouvidos adolescentes, hoje acostumados a um tipo invasivo de estímulo com a proliferação de headphones emitindo sons altíssimos, não suportaram a singeleza daquele documentário. “Rio Oir” foi feito a partir do projeto homônimo do artista plástico Cildo Meireles e é um registro do som emitido pelas águas de rios. Esteve ontem em cartaz no Green Nation Festival que termina neste domingo e ainda tem outras mostras bem interessantes para serem vistas.

Add a comment

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!